top of page

PORTO (o começo de um sonho)

O Porto, além de ser uma cidade incrível, foi onde começou minha aventura pela Europa. A cidade Invicta (depois das Guerras Liberais, D. Maria II atribuiu o título de Invicta cidade do Porto) vai muito além de sua culinária ou de seu famoso vinho, tem também lindas paisagens, monumentos históricos, um povo cativante e a cada esquina, vistas de tirar o fôlego. Não é porque é uma das minhas cidades favoritas, rs, mas vale muito a pena conhecer essa cidade que me faltariam palavras para descreve-la. Vamos as dicas:

 

Chegando pelo Aeroporto Francisco Carneiro Sá (vale lembrar que o aeroporto recebe voos internacionais, nacionais e low cost de empresas como Ryanair e EasyJet) você pode ir para o centro da cidade com 3 opções;

Taxi: no portão de saída do aeroporto você encontrará muitos taxistas parados. A corrida para o centro custar em torno de 20 euros (claro que depende do lugar que você vá e do tanto de bagagem que você tem, porque no Porto os taxistas costumam cobrar quando se tem muitas malas).

Ônibus: (curiosidade a parte: lá eles chamam de autocarro) na parte de baixo do aeroporto passam as linhas 601, 602 e 604. Durante a madrugada (00h30 - 05h30​) passa o 3M. A passagem de ônibus custa 1,80 e o bilhete você compra diretamente com o motorista. Confira o itinerário no STCP

Metro: no aeroporto a linha E (roxa) será a linha que te levará até o centro da cidade. Siga as placas na saída da área de embarque para chegar até a estação. O bilhete deve ser comprado na máquina na subida para a estação e o valor é de 1,20( por cada viagem) + 0,50 ( pelo cartão, que pode ser recarregado quantas vezes você quiser). O mapa do metro está disponível no Metro do Porto.

Chegamos ao centro, agora vamos dar uma voltinha pela cidade?

Conhecida como "Baixa", o centro do Porto é o local onde você encontrará a maioria das atrações turisticas. Não deixe de pegar o seu mapa da cidade e explorar cada pedacinho.

- Torre dos Clerigos

- Igreja da Sé

- Palácio de Cristal

- Parque da Cidade

- Ribeira

- Funicular dos Guindais

- Estádio do Dragão

- Estaçao Sao Bento (Foto)

- Camara do Porto

- Parque Serralves

- Praça dos Aliados

Ande muito a pé porque algumas paisagens você só encontrará se perdendo pelas ruelas da baixa e lembre-se, não deixe de sentar em um charmoso café.

Falando em café, no Porto você come muito bem e paga pouco (claro que isso você verá pela porta do lugar, rsrs). Mas minha dica muito especial é NÃO DEIXE DE COMER A FRANCESINHA! Por mais que parece um tanto quanto estranha essa dica, você tem que provar uma das comidas típicas da cidade do Porto.

Claro que também deverá visitar e degustar o vinho do Porto em uma das belissimas caves. Para visitá-las, você deverá ir até o Rio Douro (no lado de Gaia) e perguntar por "passeio as caves", certamente encontrará uma serie de Portugas dispostos a te ensinar como chegar lá. Nelas você conhecerá um pouco sobre a produção de um dos vinhos mais famosos do mundo e um pouco sobre a sua origem.

Os doces não são muito o meu forte, maaas aproveite a variedade de doces que é de cair o queixo. Você encontra em qualquer café, bar, ai é só escolher o que te apetecer.

Ops... não deu tempo de tirar a foto da francesinha porque eu devorei! rsrs

No quesito hospedagem eu sempre indico ficar pela zona da Baixa, pois além da facilidade de locomoção, você encontrará desde hotel cinco estrelas, até hostel. Para facilitar a sua busca, no Booking você encontrará todo tipo de hospedagem.

Agora que já temos tudo a mão, só falta você arrumar a mala.

E eu...Por onde andei?


bottom of page