top of page

Santiago de Compostela

Nosso destino de hoje é a belíssima cidade espanhola de Santiago de Compostela. Capital da comunidade autónoma da Galicia, Santiago se destaca por ser um importante núcleo de peregrinação cristã, juntamente com Jerusalém e Roma, onde sua imponente Catedral está dedicada ao apostolo Santiago “o maior”. O que também merece toda nossa atenção é a Universidad de Santiago de Compostela. Com mais de 500 anos de história (nasceu junto com o Brasil, rsrs), ela torna a cidade um ambiente mais estudantil pela presença dos seus mais de 30 mil alunos matriculados por ano. Vamos as dicas:

Para chegar a cidade há diversas opções de transporte.

Avião: O aeroporto da cidade está a 10km do centro de Santiago de Compostela. De lá você encontra a opção de linhas de ônibus que operam do aeroporto até o centro passando por algumas cidadezinhas. A linha que liga o aeroporto até a plaza de Galicia de Santiago custa 3 euros (ida e volta sai por 5,10) com saída a cada meia hora. Se você preferir ir de taxi a viagem ao centro da cidade possui uma tarifa fixa de 21 euros e dura cerca de 15 minutos.

Trem: Se você preferir ir até a cidade de trem, você deverá buscar no site da RENFE o trajeto que melhor se encaixe para você. Lembrando que se você sair do Porto (ou outra cidade portuguesa), deverá pegar o trem com destino a Tui e fazer baldeação em Vigo e depois seguir até Santiago de Compostela. Você encontra essa opção no site da CP.

Ônibus: a nossa terceira opção é fazer o percurso de ônibus (lembrando que não é necessário fazer baldeação). Quem opera o trecho Espanha - Portugal deve buscar a empresa InterNorte, onde você poderá comprar pelo site da empresa ou nos pontos de venda na cidade.

Caminho de Santiago: E para os mais corajosos (eu diria preparados), há algumas opções de fazer o caminho de Santiago. Pode ser feito a pé, à cavalo, de bike, de moto… você escolhe. Os meses mais indicados para fazer o caminho é pela época da primavera e outono (finais de abril, mayo, junho, setembro são os meses onde os dias são mais longos e o calor é suportável). Outra dica que nunca devemos esquecer, é que para fazer o caminho é importante que não tenha pressa e respeite os limites do seu corpo. Faça paradas sempre que necessário e tente manter um ritmo constante e tranquilo. A idéia é desfrutar o caminho e não correr uma maratona.

Lembrando que é muito importante que você se organize quanto a locais de parada, abrigo, etc. Você pode ter uma dicas no site Camino de Santiago.

Uma característica muito bonita de Santiago de Compostela é que a cidade é tingida de verde pelos seus parques e arvores espalhados por todos os lados. Podemos destacar dois parques: o San Domingos de Bonaval ( distintos niveis de altura que estão divididos por muros de pedra que foram restaurados da antiga cidade ) e o Alameda. (onde você encontrará estátua de duas senhorinhas muito simpatias "As Marias" que nos anos 50 e 60 passeavam todos os dias por aquela região. Sempre muito bem maquiadas e vestidas! )

– Catedral de Santiago de Compostela

– Praça da Quintana (dividida em Quinta de Vivos e a Quintana de Mortos)

– Convento de San Martiño Pinario (considerado o maior da Galiza)

– Arco de Mazarelos

– Casa do Deán (Posto de Acolhimento dos Peregrinos)

– Museo da Peregrinación de Santiago

– Mercado de Abastos ( desde 1937)

Depois de muito andar, você tem que comer alguma coisa!! No centro, você encontrará desde tapas até à cozinha tradicional e gourmet presente na gastronomia galega. Minha dica de comida é NÃO DEIXE DE COMER A TARTE DE SANTIAGO!

Ao cair a noite basta você sair caminhando pelas ruas da cidade que certamente encontrará alguma coisa que combine mais com o seu estilo.

A locomoção dentro da cidade é basicamente feita a pé. Caso você esteja muito cansado de andar e quer pegar um ônibus, há linhas que fazem o trajeto dentro da cidade com parada em diversos pontos da cidade (P. de Congresos, Capilla San Lázaro, terminal de ônibus, estação de trens e Rúa da Rosa).

E se for dormir na cidade, procure um hotel mais no centro que assim facilitará a sua locomoção e não precisará ficar andando de transporte publico, além de poder acordar de frente para uma das belas arquiteturas da cidade. Se quer procurar um hotel ou outro tipo de alojamento em Santiago de Compostela o Booking te ajudará nessa tarefa.

Quem sabe depois dessa injeção de animo você não se aventura a fazer os 500 km do caminho de Santiago de Compostela…

E eu… por onde andei?


bottom of page